Na tarde de quarta-feira (29) os internos da Apadeq receberam na instituição os acadêmicos do 8º Período do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre de Cruzeiro do Sul. A visita visa reafirmar a parceria entra as duas instituições através do projeto “ Práticas de Leitura e Escrita”, que teve seu lançamento durante o encontro.
O projeto é da professora Simone Cordeiro e visa desenvolver práticas de leitura e escrita em situações reais, com o objetivo de fornecer também aos acadêmicos metodologias para que eles tenham um progresso no processo de ensino-aprendizagem. O projeto tem a duração de aproximadamente um mês e meio, sendo ofertado para todos os internos da Apadeq.
A professora Simone agradeceu pela recepção, ressaltando a alegria e emoção que os internos lhe propuseram através do louvor realizado. E afirmou que a educação é capaz de transformar o ser humano, sendo uma oportunidade para todos os internos.
“A Universidade Federal do Acre parabeniza a Apadeq pelo relevante serviço prestado a todo estado do Acre e a outros estados da Federação, reeducando famílias ao longo dos anos. A parceria permanece sempre com o objetivo de educar todos aqueles que buscam e precisam”, relatou a professora.
Durante a execução do projeto serão desenvolvidas atividades na biblioteca da Apadeq para despertar o interesse e gosto pela leitura e escrita. Na área da leitura serão desenvolvidas atividades como contar histórias, apresentação de danças e recitais de autores tanto da literatura brasileira, portuguesa, quanto da literatura espanhola. Já na parte da escrita será feito um concurso onde os internos escolherão um gênero textual para apresentar a temática “Eu digo sim à vida”. O Presidente da Apadeq, Raimundo Felício aceitou de braços abertos a realização do projeto na instituição.
“A parceria da Ufac e Apadeq já conseguiu educar centenas de pessoas ao longo dos anos que passaram pela recuperação da Apadeq. A Ufac é um dos melhores centros universitários do país por que demonstra essa preocupação. A família Apadeq parabeniza a Ufac pela iniciativa de renovar a parceria com a nossa instituição”, destacou o presidente da Apadeq, Raimundo Felício dizendo que o respeito não se impõe, se conquista.
A Ufac tem uma parceria estabelecida com a Apadeq desde 2009, intitulado “Ufac e Apadeq: Um encontro com a Leitura”, quando foi criada a biblioteca do lugar, como forma de oferecer uma nova alternativa para os internos durante o período de recuperação.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery