Mais de 50 comunidades religiosas católicas de Cruzeiro do Sul (AC) realizaram na manhã de sexta-feira (18) a tradicional procissão da Via Sacra. Os fiéis saíram em ato de fé e adoração pelas ruas da cidade relembrando os passos dados por Jesus Cristo no momento de seu sacrifício.
Foram 15 estações, onde jovens e adultos das comunidades católicas encenaram os momentos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. O sofrimento vivido pelo Salvador foi lembrado pelos fiéis que chegaram a se emocionar com as cenas expressadas através de gestos. Momentos marcantes como as quedas sofridas por Jesus , quando não agüentava mais o peso do sacrifício, a crucificação e a morte marcaram os fiéis que acompanharam a procissão.
“Eu achei muito emocionante, todos os anos acompanho a procissão da Via Sacra, pois considero um momento muito importante”, falou a fiel Vânia Silva.
Em uma das comunidades que também realizou a encenação da Via Sacra, o ato foi feito pelos adolescentes de um grupo de jovens, que se engajaram em mostrar o melhor.
“Esse foi um momento de muita emoção, representar Cirineu, que ajudou Jesus a carregar a cruz no momento que ele mais precisava. Gostei muito de participar dessa encenação na minha comunidade”, disse Anísio de Oliveira Junior.
A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão.
A procissão da Via Sacra foi realizada pela parte da manhã nas mais de 50 comunidades existentes em Cruzeiro do Sul, já às 15h os fiéis realizaram o ato de adoração em lembrança ao horário da morte de Jesus.
Tribuna do Juruá