WhatsApp: (68) 9998-9802
quarta-feira, 21 de outubro de 2026
No Result
View All Result
24 °c
Cruzeiro do Sul
Tribuna do Juruá
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
No Result
View All Result
Tribuna do Juruá
No Result
View All Result
Home Brasil

A bolsa caiu, e agora?

cleonnildo by cleonnildo
25 de junho de 2015
in Brasil, Geral
0 0

 Ibovespa cai 3%! A Bolsa está derretendo! Este foi o pior mês de Junho nos últimos dez anos pra Bolsa! Esse ano a Bolsa acumula uma queda de 30%! Nenhuma das frases anteriores é verídica. Mas títulos como esses são frequentes em momentos adversos do Mercado Financeiro.

A maioria das pessoas pensa que os cenários citados anteriormente são os piores possíveis para o investidor de renda variável. No imaginário dos leigos, a Bolsa em queda significa prejuízo e noites mal dormidas para os investidores, o que está longe de ser verdade e você entenderá o motivo.

A primeira coisa a ser esclarecida é que o noticiário econômico foca seus comentários no IBOVESPA, que é uma cesta composta pelas ações mais negociadas na Bolsa. Cada empresa tem um peso diferente no Índice. Quando o jornal avisa que o IBOV está caindo 3%, é bem provável que existam ações caindo 5%, enquanto outras estão se valorizando 2% e, na média, o Índice está desvalorizando 3%. Se você tiver investido na ação que está subindo 2%, pouco importa se o Índice está caindo, concorda? Afinal de contas, você não investiu no IBOVESPA, mas em uma ação específica que está se valorizando. Pra você é isso que deve importar e nada mais.

O segundo ponto que precisamos deixar claro é que, se você for um investidor com horizonte temporal de longo prazo, mesmo que o valor das suas ações estejam em queda, você não deverá se abalar, pois sabe que esse sobe e desce faz parte do mercado. Do contrário, a queda no preço das ações pode representar uma ótima oportunidade para você aumentar seu patrimônio, investindo nas mesmas empresas que já investe, porém, pagando bem menos por ela do que pagou antes.

Por último, é importante lembrar que muitos investidores alocam seu capital baseado na Análise Técnica, aquela onde se define o investimento a ser feito a partir da análise de gráficos e indicadores técnicos. Para esse tipo de investidor, é possível apostar tanto na alta quanto na baixa de algum ativo, portanto, é possível que ele, além de não estar no prejuízo, talvez até esteja lucrando com a desvalorização de alguma empresa.

Independente do seu perfil de investidor, uma coisa é certa: a queda da Bolsa pode trazer excelentes oportunidades tanto no curto, quanto no médio e longo prazo. Para isso, você precisa ter uma estratégia bem definida e que te possibilite aproveitar esses revezes do mercado. Quer seja para especular e lucrar com a queda de algum ativo, quer seja para comprar algum papel por um preço muito mais baixo do que você compraria, caso a Bolsa estivesse em alta e não em baixa, é importante saber como se beneficiar dos momentos ruins do mercado. Afinal, na hora da bonança, todo mundo ganha dinheiro, mas na hora que a coisa aperta, é que se separam os grandes investidores daqueles medianos. Se quiser ter sucesso nos seus investimentos, é bom se preparar para as quedas, pois, mais cedo ou mais tarde, elas virão!

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante e Fundador do Portal www.invistafacil.com.

Related Posts

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

by cleonnildo
1 de setembro de 2026
0

COOPERTRANSGUA - COOPERATIVA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS...

Read moreDetails

Recebimento de Licença de Operação – JOSIAS O DA SILVA LTDA – EPP

by cleonnildo
18 de junho de 2026
0

JOSIAS O DA SILVA LTDA - EPP AREACRE Torna público...

Read moreDetails

Mais lidas

  • Especialista explica as opções de tratamento para eliminar os piolhos

    Especialista explica as opções de tratamento para eliminar os piolhos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CPI das Bets: quem influencia mais — os influenciadores digitais ou os transtornos emocionais?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Zequinha cria programa de cirurgias oftalmológicas, consultas e entrega de óculos em Cruzeiro do Sul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Samu e Ciopaer realizam resgate aéreo de paciente com traumatismo em Porto Walter

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Saúde ocupacional nas empresas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
CBCN

Estamos no Facebook

  • Quem somos
  • Divulgue seu negócio
Fale Conosco
(68) 3322-7302 / (68) 99998-9802

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Vá para versão mobile