Na sessão de terça-feira(13), alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Absolom Moreira, visitaram a Câmara Municipal de Vereadores para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Casa. Os estudantes foram levados até o legislativo por iniciativa dos professores Leônidas Fontes e professora Conceição. O Presidente da câmara, Romário Tavares , explicou para os estudantes o funcionamento e a forma como é realizada a sessão. No restante da noite os vereadores usaram seus pronunciamentos para realizar reivindicações, solicitações e discutir sobre melhoras para o município.
Romário Tavares
Presidente da câmara de Vereadores cobra explicações do governador sobre construção da UPA
A construção da Unidade de Pronto Atendimento(UPA), em Cruzeiro do Sul,foi anunciada para ser realizada inicialmente no Porto do Buraco, em seguida o local foi transferido para o bairro do Remanso, mas até o momento nenhuma obra iniciou. Preocupado com o atendimento à população cruzeirense, o parlamentar Romário Tavares (PSDB) cobrou durante seu pronunciamento na sessão de terça-feira(13), uma resposta do governante estadual em relação à construção da unidade. “ A população precisa de uma resposta, temos que saber a previsão de inicio desta obra tão importante para o atendimento de saúde dos cruzeirenses”, relatou. Durante seu discurso o presidente da casa ainda parabenizou os estudantes da Escola Absolom Moreira pela participação e interesse em conhecer os trabalhos realizados pelo Legislativo Mirim.
Rocilda Sales
Vereadora Rocilda Sales cobra recuperação de cemitérios
Durante a sessão de terça-feira(13) a vereadora Rocilda Sales(PMDB) realizou solicitação, através de ofício à prefeitura, pedindo a recuperação imediata do cemitério Jardim da Paz. Segundo a vice-presidente da câmara, o cemitério não dispõe de banheiros, de caixa d’água, e a parte administrativa também não existe. “ Lá esta abandonado, fui lá e comprovei, o São João Batista também não tem banheiros”, mencionou. A vereadora enfatizou a importância de contratação de administradores para os cemitérios de Cruzeiro do Sul.
Durante a noite a parlamentar ainda cobrou a instalação de um bueiro na Rua Canamaris, no Bairro João Alves, alegando que os moradores da localidade precisam improvisar passagens para chega até as suas casas, devido os córregos e esgotos que passam no lugar.
Antônio Cosmo
Antônio Cosmo exige agilidade na inauguração da biblioteca pública estadual
O prédio que custou quase 5 milhões de reais, está há quase um ano pronto e ainda encontra-se fechado. As salas que deveriam está cheias de estudantes e livros continuam vazias. Torturado com a situação, o vereador do PMDB, Antônio Cosmo, exigiu agilidade dos órgão responsáveis na inauguração da obra. Cosmo solicitou da Secretaria Estadual de Educação informações sobre a data de inauguração da biblioteca. “ Faz tempo que a biblioteca está construída e ninguém tem acesso, nossos estudantes e a população em geral precisam de um local que possam ter acesso à esses livros”, falou.
O parlamentar ainda solicitou para a prefeitura de Cruzeiro do Sul a construção de um trapiche para Escola Rui Barbosa, na Boca do Môa, segundo ele no inverno os estudantes enfrentam bastante dificuldade, tendo como único acesso à escola as canoas.
Finalizando o vereador pediu a interdição imediata da Rua Nilo Peçanha e recuperação do local, que devido uma enorme cratera pode ocasionar acidentes.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery