Encerrado o mandato da atual diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), começou a corrida para eleger a nova diretoria da entidade, que acontece no próximo dia 28. A escolha da comissão eleitoral, que conduzirá o processo, ocorre na quinta-feira (08). Nos bastidores, três chapas já se movimentam para suceder o atual presidente, João Sandin, que não confirmou se será candidato à reeleição.
A primeira chapa é encabeçada pela atual presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosana Nascimento, que é filiada e militante do PT. Ela tem o apoio da máquina pública estadual, além de prefeituras ligadas ao seu partido. Figura como principal favorita, mesmo com os desgastes gerados na última greve.
A segunda chapa é formada por militantes do PC do B. Caso João Sandin não concorra, o provável candidato será o presidente do Núcleo de Cruzeiro do Sul, Valdenízio Martins. Os comunistas já tiveram vários presidentes, com destaque para o atual secretário estadual de Desenvolvimento Edvaldo Magalhães, o vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, e o ex-secretário-adjunto de Educação, Sérgio Roberto.
A chapa três é conduzida pelo servidor administrativo, Waldir França. Ele ressalta que a sua composição não aceitará partidos dentro do sindicato. Ambiciona uma direção ética e voltada exclusivamente aos trabalhadores. “Todos os trabalhadores da educação devem participar do movimento democrático”, apregoa. Ele goza da simpatia dos partidos ligados a oposição.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal