A Prefeitura de Mâncio Lima, através da Secretaria de Educação Desporto e Cultura juntamente com Setor de Cultura promoveram, na Avenida Alamedas das Águas, no Porto da cidade, a 1ª edição do Festival de Quadrilhas.
O Evento teve a participação de 04 grupos de quadrilhas representando os bairros da cidade. Alguns itens foram exigidos para participação na festividade, tais como: histórico das quadrilhas, participação em outras edições, números de componentes, bem como uma avaliação técnica dos coordenadores de cultura do município.
Passos sincronizados, figurino à moda bem caipira, criatividade, originalidade e muita simpatia. É assim que podemos traduzir o I Concurso de Quadrilhas que esquentou a noite de sexta feira em Mancio Lima. A Alameda das Águas é o local onde acontece o tradicional carnaval da cidade que transformou-se em arraial para receber os 4 grupos de quadrilhas das comunidades urbanas e rurais.
Sob os olhares atentos dos jurados e rodeados por um expressivo público, os grupos concorrentes apresentaram muita desenvoltura e harmonia, com destaque para a quadrilha da comunidade Paraná do Pentecoste que com muita graça e precisão nos movimentos coreográficos, fez por merecer o troféu de primeiro lugar.
O Grupo do Bairro da Cobal também fez bonito e levou o prêmio como o segundo melhor da noite. Os principais critérios avaliados foram: tema, repertório musical, figurino, marcador, coreografia e animação dos casais brincantes. As quadrilhas deram show na avenida com belíssimas apresentações no final. No término da festividade tivemos animação com o grupo de forrozeiros Xiado da Chinela.
Promovido pela Prefeitura de Mâncio Lima, através do Setor de Cultura, o concurso é uma realização inovadora da atual administração. Com o propósito de valorizar a cultura popular e manter acesa esta tradição junina, a iniciativa preserva uma das mais populares manifestações culturais desta temporada: as quadrilhas que misturam folclore, alegria e muita diversão, abrilhantando as atividades culturais da cidade.
Assessoria