O diretório regional do PT inscreveu três chapas para o processo de eleições diretas. A primeira, do grupo conhecido por “Democracia Radical” (DR), é encabeçada por Ermício Sena. Já a segunda, que é puxada pelo deputado federal Thaumatugo Lima, é composta por militantes da corrente “Democracia Socialista (DS). A terceira é do grupo majoritário conhecido por “Articulação”, que tem o deputado federal Sibá Machado à frente. As eleições acontecem em novembro.
Depois de longos anos de hegemonia completa dentro do partido, com o poder de definir todos os rumos da legenda e os espaços no governo e prefeituras, a DR vê crescer o número de grupos que optou em enfrentá-la.
Seu principal adversário, a DS não encontrou barreiras para consolidar a candidatura de Taumaturgo Lima. Ele defende a abertura do diálogo dentro do PT, numa clara insatisfação com os rumos tomados pela atual presidência. Os membros da DR, por sua vez, estiveram reunidos com o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre para obter o apoio das principais estrelas petistas.
A tendência se viu às voltas no fim de semana com a candidatura surpresa do deputado federal Sibá Machado. Apoiado pela corrente majoritária petista, ele conta com o aval da cúpula nacional para a disputa. Fragmentado e desgastado pela sua longeva administração no Estado e Capital, o PT acreano tentar passar a imagem de um partido democrático e propositivo.