O município de Rodrigues Alves recebeu, neste domingo (19), milhares de católicos no encerramento do Novenário de São José. A festa religiosa, que já é tradição, atraiu fiéis de todos os municípios do Juruá. Além da programação religiosa, a Paróquia local promoveu atividades sociais para reunir a comunidade durante dez dias do evento.
De acordo com a comissão responsável pela organização do Novenário, o número de fiéis, que participaram da procissão, superou as expectativas. Mais de 10 mil pessoas prestigiaram as celebrações que se encerraram com uma missa na Catedral do padroeiro.
O padre Francisco, Pároco do município, avaliou a procissão como um momento de renovação da fé cristão. Centenas de devotos aproveitaram o momento de oração para pagar penitências e agradecer pelas bênçãos depositadas na fé ao Santo.
Durante a missa, a igreja ficou lotada e muita gente teve que acompanhar a celebração do lado de fora. “Foi um momento de muita alegria para todos nós que fazemos parte dessa comunidade e que recebemos nossos irmãos de todos os municípios da nossa região, e porque não dizer, do nosso estado, para renovar nossas esperanças na fé cristã. Temos a certeza que foi um dos momentos mais abençoados que tivemos em nossa cidade. Foi o maior Novenário já realizado em Rodrigues Alves” – disse o coordenador da comissão de organização, Orleildo Bussons.
Antes da procissão, a Paróquia de São José promoveu uma cavalgada que reuniu peões de toda a região do Juruá. No mesmo dia foi disputado um torneio de futebol, no Estádio José Augustinho de Melo.
Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério