Fiscalização no local estabelecendo limite de peso transportado fez caminhoneiros exigirem melhor remuneração.
Para preservar a pavimentação da BR-364 no trecho que estar em construção nas imediações do município de Manoel Urbano, o governo instalou uma barreira de controle de peso da carga transportada pelos caminhões, conforme o que é estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, os caminhões caçambas a serviço da Construtora ETAM, no lote 3, que ganham por metros cúbicos de material transportado, decidiram exigir aumento, já que passarão a transportar um volume menor por viagem.
Como os caçambeiros e a empresa não chegavam a um acordo, os motoristas decidiram bloquear a rodovia para terem suas reivindicações atendidas. A fila de carros, caminhões e ônibus chegou a ocupar mais de um quilômetro e meio. Houve transtornos, principalmente para crianças e idosos expostos ao forte calor.
Depois de 4 horas, caçambeiros e empresa chegaram a um acordo e a rodovia foi liberada.
Outra exigência dos caminhoneiros era que o governo abrisse mão da lona para cobrir a carga, o que também foi aceito. Segundo o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, o limite de peso vai impedir que os caminhões transitem transbordando material. A não exigência da lona prevista no código de trânsito se deve ainda, ao fato do local não ser urbanizado.
“Cada trecho dessa estrada concluído é uma conquista e a gente tem que zelar e preservar pelo trabalho que está sendo feito”, comenta o diretor do Deracre.
www.tribunadojurua.com – Genival Moura