O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul lançou na manhã de hoje (25) a Semana de Doação de Sangue. O evento contou com apresentações artísticas, além da presença de autoridades e doadores. As coletas acontecerão no centro da cidade, nas escolas e na Associação Comercial. A campanha visa atrair doadores voluntários, pois o estoque de sangue está abaixo do necessário para atender a demanda.
Segundo a gerente administrativa do Hemonúcleo, Irlene Bandeira, nesta época do ano sempre há dificuldade em repor os estoques, pois muitos viajam devido às férias e as facilidades advindas da reabertura da BR-364. “Nunca a gente passou tanta dificuldade como neste ano. Por isso estamos indo aos meios de comunicação pedindo às pessoas que já são doadores que façam uma doação e também para as pessoas que desejam se candidatar venham até o Hemonúcleo”, pediu ela.
Os voluntários devem levar um documento com foto, fazer o cadastro e submeter-se aos exames de triagem. Conta Irlene que muitas pessoas se cadastram, fazem o exame e depois não comparecem para saber o resultado, sendo que muitas estariam habilitadas para a doação. Até junho deste ano, menores de 18 anos não podiam doar. Agora, os maiores de 16 anos podem doar, mas devem ser acompanhados dos pais ou responsáveis.
A gerente calcula que se houvessem cinco doadores por dia, o estoque seria sempre suficiente. O Hemonúcleo fornece sangue para o Hospital do Juruá, Hospital da Criança e da Mulher (maternidade) e a Santa Casa de Misericórdia, que oferecem atendimento a todos os cinco municípios da região do Vale do Juruá, além das cidades amazonenses de Ipixuna e Guajará.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal