Segunda-feira (10) já terá inicio as aulas nas escolas da rede pública municipal de Cruzeiro do Sul. Neste ano o município atenderá mais de 11 mil alunos na área urbana e rural.
Já está tudo pronto para o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação todos os aspectos foram devidamente observados e planejados pela equipe pedagógica para que não haja prejuízo para a classe discente.
O ano letivo na área urbana começa no dia 10 de fevereiro. Já para a área rural, as aulas só começam dia 1º de abril, tendo em vista que os professores estão recebendo formação acadêmica, oferecida pelo Ministério da Educação.
Segundo o Secretário de Educação, Ivo Galvão, os professores já foram lotados desde o dia 20 de janeiro e caso haja necessidade de preenchimento de vagas, o município já dispõe de um banco de professores concursados em 2012 e 2013 que deverão ser lotados de imediato, não havendo possibilidade de atraso do início do ano letivo por falta de professores.
Outro aspecto importante é que mesmo com as reformas ou ampliações previstas para 2014, não existirá prejuízo para os alunos matriculados na rede municipal. Um plano bem elaborado evita qualquer paralisação ou retardo das aulas.
Mas uma vez a Prefeitura garante a oferta gratuita de todo o material escolar como forma de incentivar o aluno a manter-se matriculado na escola, não trazendo ônus ás famílias com a compra do material escolar.
Até mesmo a merenda escolar, com base no processo de descentralização do atendimento através do PDE, as próprias escolas administram os recursos e se encarregam de providenciá-la.
Neste ano todo o ensino infantil já fica por responsabilidade do poder municipal.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery