As instituições civis e militares desfilaram na Avenida Mâncio Lima
Iniciado pontualmente às 18h, o tradicional desfile cívico militar em comemoração aos 109 anos de Cruzeiro do Sul, diferente dos outros anos, foi marcado por grande chuva. Nem mesmo o fenômeno natural que derramou grande quantidade de água na avenida foi capaz de apagar o brilho da festividade.
O palanque montado este ano na Avenida Coronel Mâncio Lima contou coma presença de diversas autoridades, como vereadores, deputados e senadores. A população também compareceu em peso para assistir o desfile.
Os hinos, municipal e nacional, foram tocados respectivamente pelo Coral do Ceanon e pela Banda do 61 Bis. Em seguida desfilaram as instituições militares, iniciando pelo Corpo de Bombeiros, Bombeiros Mirins, Policia Militar, COE, Guarda Mirim, Marinha, Exército e Aeronáutica. Todos em baixo de chuva não deixaram de prestar as homenagens ao município.
“O Exército é uma das instituições que sempre esteve presente aqui, primeiro através do 7º BEC , promovendo o desenvolvimento local, depois, a partir de 1993, o 61º BIS passou a fazer parte daqui do município, das instituições federais de Cruzeiro do Sul. Não podíamos deixar de estar presentes aqui nessa festa. Fomos agraciados com essa chuva que ajudou a lavar a alma do nosso povo e da nossa tropa”, destacou o comandante do 61º BIS, Tenente Coronel Guerra.
Logo depois desfilaram as secretarias municipais, seguidos pelas escolas municipais e estaduais, a escola particular Instituto Santa Terezinha, além do Instituto Federal do Acre, Maçonaria, Cacique Náuas, mototaxistas e taxistas. As fanfarras das escolas e do município também realizaram belas apresentações na frente do palanque.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales participou do desfile, e considerou uma belíssima festa.
“Essa festa tem um significado muito grande para mim, pois é o ultimo ano que estarei na prefeitura. É muito emocionante tudo que vemos aqui, o fruto de todo trabalho realizado, e acima de tudo, consciente de que o povo me chama com uma missão maior. Então eu quero aqui parabenizar o povo de Cruzeiro do Sul, pelo aniversario de 109 anos dessa bela cidade. Aqui bate o coração acreano, nessa terra dos Náuas.
O encerramento da festa foi com um show da cantora Sandra Melo.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery