Durante o sábado e domingo está programada uma atividade de evangelização para os jovens
Neste ano a Comissão Organizadora do Novenário de Nossa Senhora da Glória preparou uma série de atrativos culturais para engrandecer ainda mais a festa religiosa, que atrai pessoas de diversas localidades. A fé é quesito notório em cada um dos fiéis que participam das missas e novenas em honra à padroeira de Cruzeiro do Sul (AC), enchendo a igreja, mas a comissão inovou culturalmente no arraial para atrair ainda mais a sociedade. As apresentações culturais são realizadas após a Santa Missa, por volta das 21h.
“ Existia um anseio dentro da própria igreja para que o novenário se tornasse atrativo, a questão religiosa é pertinente, continua a todo vapor, a catedral todo dia está cheia”, explicou o presidente da comissão organizadora, Graci Rezende.
Devido a reforma da Praça da Integração, o arraial está sendo realizado neste ano na Praça da Bandeira, chamada também de Praça de Cima, fazendo a população, dessa forma, recordar os velhos tempos do novenário, onde a sociedade se reunia no local, após a novena.
Durante as noites estão sendo apresentadas peças teatrais, danças,desfiles e músicas de diversos segmentos. Além disso, a população ainda pode contar com venda de comidas típicas, de todas as qualidades. São 30 barracas para atender o público cruzeirense durante as 9 noites. O tradicional leilão continua sendo realizado no Coreto da Praça Central.
“O novenário é referência, sendo a 2º maior festa religiosa da região Norte, ficando atrás apenas do Sírio de Nazaré, em Belém. Essa mudança era importante, para acolher as pessoas de uma forma diferenciada”, relatou Rezende.
Para o final de semana a comunidade religiosa preparou um evento voltado para juventude, através de uma atividade de Evangelização realizada na Quadra Coberta do Jardim Amigo das Crianças, no sábado(10) e domingo(11), a partir das 8h. O evento contará com a presença do padre Antônio Furtado e missionário José Edilson, da comunidade Shalon, em Fortaleza.
O encerramento da 2ª maior festa religiosa da região Norte acontece no dia 15 de agosto, com a procissão que atrai aproximadamente 30 mil fiéis. A programação do último dia inicia com uma missa matinal às 7h, e às 17 h será realizada a missa de encerramento na catedral, em seguida a procissão sairá pelas principais ruas e retornam para Catedral. Após a procissão o novenário finaliza com o show do cantor Cleiton Saraiva.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery