O Banco da Amazônia está facilitando a negociação com os produtores rurais que tiveram acesso as linhas de crédito. Descontos que chegam a 80% estão sendo oferecidos para os clientes que fizeram o financiamento e não conseguiram pagar as parcelas. Além disso, o cliente pode renegociar o débito dividindo o valor para quitar em até dez anos de prazo.
Todos os produtores rurais que tiveram dívidas vencidas até o dia 31 de dezembro de 2012, podem comparecer à agência do Banco da Amazônia para negociar o débito. A instituição está oferecendo, através de resoluções governamentais, a oportunidade para que produtores possam quitar o débito e voltar a ter acesso às novas linhas de crédito.
O prazo para negociação vai até o final de dezembro. Os descontos serão fornecidos de forma específica de acordo com a linha de crédito que o cliente teve acesso.
“Os descontos variam para cada tipo de financiamento. Em alguns casos o cliente tem até 80% de abatimento. O produtor deve vir agência e nós analisamos para ver qual tipo de desconto ele tem direito. Ele pode pagar à vista ou renegociar em até dez anos e com isso terá acesso às linhas de crédito novamente” – disse o gerente da Agência do Banco da Amazônia, José Cordeiro.
Além de diminuir o valor da dívida dos clientes para que possam voltar a acessar as linhas de financiamento, o Banco da Amazônia tem o objetivo de tirar a agência de Cruzeiro do Sul da inadimplência. Com dívida de mais de 6% do valor aplicado em um município, o Banco fica impossibilitado de contratar com outros produtores que precisam ter acesso as linhas de créditos.
Tribuna do Juruá