O atendimento acontece até o próximo dia 17. A expectativa é que centenas de consumidores insatisfeitos sejam atendidos.
Na terça-feira (9) muitos consumidores procuraram os profissionais do Procon na unidade móvel que estava parada no pátio da Promotoria Pública. Como em Cruzeiro do Sul ainda não existe um escritório do Procon, os consumidores estão aproveitando a presença da unidade móvel para fazer suas denúncias e questionamentos.
A dona de casa, Sebastiana de Oliveira, descobriu esta semana, que está em débito com uma empresa de energia há mais de dois anos, só que a conta já tinha sido quitada. Revoltada com a situação, ela decidiu buscar ajuda no Procon.
“No momento em que ia realizar uma compra fui constrangida com a notícia de que meu nome estava no Serasa por causa do débito. Não pude nem mesmo comprar o produto, sem falar na vergonha. Isso foi um erro e quero ser reparada”, comentou a dona de casa.
Segundo a diretora do Procon, Vanusa Messias, os consumidores que se sentirem prejudicados deverão apresentar todos os documentos relacionados as pendências, sejam financeiras, relativas a cartões de crédito, contas de luz e água, contratos, notas fiscais, telefonia celular, internet, tudo que estabeleça relação entre consumidor e fornecedor.
Em Cruzeiro do Sul, a maior parte das reclamações é relacionada à telefonia celular. O consumidor que comprar um aparelho celular novo e em um prazo de três dias apresentar defeito tem direito de pegar outro aparelho ou ter o dinheiro de volta. Esse direito foi negado ao aposentado Raimundo Bezerra de 73 anos. O idoso enfrenta uma espera por uma solução no caso há 6 meses, por isso, ele também decidiu buscar o Procon.
O Procon Móvel conta com uma equipe de três advogados, uma atendente e um contador, que contabiliza os juros e identifica se eles são abusivos em cláusulas contratuais relacionadas aos negócios com as financeiras.
www.tribunadojurua.com – Informações de Dayana Maia