Os moradores reivindicam pavimentação asfáltica nos ramais da localidade
Mais de 500 moradores da Vila Pentecostes, zona rural de Cruzeiro do Sul, interditaram na manhã desta quarta-feira (19) a Estrada do Igarapé Preto, localizada na Rodovia AC-405. Os moradores solicitam imediata pavimentação asfáltica dos Ramais da localidade rural. A comunidade fretou ônibus para se deslocar até o local do manifesto. São 5 ramais situados dentro da Vila Pentecostes envolvidos no movimento.
“Nossa comunidade quer respeito, nós estamos reivindicando por melhorias que são garantias de direito nossas, mas que não estamos recebendo. Não temos asfalto, dificultando assim o aceso para escoarmos nossa produção. Produzimos e não temos como tirar o que produzimos para trazer para cidade”, falou o líder comunitário José Eudes.
Com pneus queimados e placas, os manifestantes bloquearam a estrada que dá acesso ao Aeroporto do município. Os veículos impedidos de passar já formavam grandes filas. Estudantes da comunidade também se uniram à causa. Entre os problemas ocasionados com a falta de asfalto está a dificuldade no acesso até à única escola de Ensino Médio do lugar.
“ A escola fica longe de onde nós moramos, temos que andar mais de três horas para chegar na escola. Queremos que nossos governantes façam algo por nós. É muito difícil estudar assim”, falou a estudante Adriele Lima.
Muitas pessoas até tentaram passar pelo bloqueio, mas foram impedidos pela comunidade, que permitiu apenas que casos de emergência passassem pelo lugar. Os moradores garantiram que enquanto não houver uma resposta positiva eles continuaram impedindo o tráfego de veículos na rodovia.
Segundo os moradores a pavimentação é uma promessa antiga de governo, que ainda não foi concretizada. Enquanto nossa equipe de reportagem esteve no manifesto nenhum representante do governo havia aparecido no lugar e também não conseguimos contato para obter uma resposta sobre o problema.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery