A Eletrobrás acredita que com a nova medida as quedas de energia vão diminuir, assim como também fiscalizar infrações cometidas por consumidores em Cruzeiro do Sul.
A resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu que a partir do próximo ano serão implantados medidores eletrônicos, que vai emitir tarifas de energia diferenciadas, levando em consideração o horário de consumo.
A proposta da agencia nacional é cobrar tarifas com valores individualizados. De modo que está em estudo, o oferecimento de descontos para consumidores que usem a energia em horário alternativo e não que simplesmente encareça a fatura de quem usa o recurso quando a demanda é maior.
De acordo com o gerente da Eletrobrás em Cruzeiro do Sul, José Melo, a instalação de medidores eletrônicos de energia vai permitir que os consumidores tenham acesso livre a dados e ao uso de energia, possibilitando uma melhor comunicação entre consumidor e distribuidora.
Além disso, infrações na rede elétrica também serão identificadas com mais facilidades.
“Se colocarmos medidores na ponta de rede dos alimentadores será fácil constatar a presença de gatos, por exemplo, já que o consumo vai ser apresentar de modo contraditório ao previsto na referida rede”, disse Melo.
Em breve mais dois alimentadores serão instalados em Cruzeiro do Sul. A intenção é melhorar ainda mais o serviço oferecido pela empresa na região. Já a implantação dos novos relógios de medição deverá ser dentro do prazo de 18 meses.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia