A Secretaria Municipal de Saúde já colocou a vacina contra a gripe à disposição nas unidades de saúde há mais de duas semanas, mas somente a partir de hoje a campanha teve sua abertura oficial pelo Ministério da Saúde. Na segunda maior cidade do Acre, a meta é imunizar em torno de 16 mil pessoas.
Para atingir esse objetivo o município se prepara para vacinar o maior número de pessoas no próximo sábado (09) que será o dia de mobilização nacional da campanha contra a gripe de 2015. A coordenadora do programa de imunização, Janaína da Costa Negreiros, anunciou que todas as unidades básicas de saúde estarão de portas abertas. Além disso, serão montados pontos estratégicos que vão funcionar durante todo o sábado.
“Já estamos com equipes visitando algumas instituições, entre essas, as unidades de saúde, pois os servidores da saúde devem tomar a vacina. E, no sábado, vamos trabalhar com mais de 140 servidores que estarão distribuídas em todas as unidades da zona urbana, assim como, da zona rural. Além disso, vamos colocar pontos de vacinação no mercado e em outros locais de grande movimentação de pessoas para vacinarmos o maior número possível no Dia D da campanha” – informou Janaína.
Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.
O município já recebeu um estoque com 9 mil doses de vacinas contra a gripe. De acordo com a coordenação do programa de imunização, uma nova remessa deve chegar nos próximos dias, em quantidade suficiente para a conclusão da campanha que se encerra no próximo dia 22.
Tribuna do Juruá