A eleição para a escolha de novos conselheiros tutelares será unificada para todos os municípios brasileiros e foi dividida em quatro etapas. A primeira fase, que consiste no período de inscrições, se encerra nesta quarta-feira (06), último dia para que os interessados apresentem os documentos necessários para participar do processo.
Em cada município serão escolhidos cinco conselheiros que vão atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes durante quatro anos, a partir de 2016. O Edital exige que as inscrições sejam realizadas com um total mínimo do triplo de candidatos em relação ao número de vagas, o que representa uma quantidade mínima de 15 candidatos.
Em Cruzeiro do Sul, até a manhã desta segunda-feira (04), apenas 13 candidatos tinham efetuado a inscrição. A comissão que organiza a eleição eleitoral tem a autonomia para prorrogar o prazo de inscrições, caso no número de candidatos apresentados até quarta-feira, não seja suficiente para a continuidade do processo.
“Acreditamos que esse número de 15 candidatos será preenchido nesses dois dias que restam do período de inscrição, caso isso não aconteça, estaremos nos reunindo para definir por quanto tempo o prazo será prorrogado” – disse a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social, Ana Luiza Dias da Silva, que faz parte da comissão eleitoral.
Para concorrer, o candidato tem que comprovar um tempo mínimo de 02 anos de experiências em atividades com crianças, apresentar certidões e declarações que certifiquem equilíbrio moral, psicológico e social, ter concluído o ensino médio e conseguir aprovação em um exame escrito que será aplicado na segunda etapa do certame.
Todo processo de escolha dos novos conselheiros tutelares se encerra no dia 04 de outubro. A eleição deste ano é aberta e todo cidadão que tem o titulo eleitoral pode votar em apenas um dos candidatos. Além de cinco titulares, será definido o mesmo número de suplentes.
Tribuna do Juruá