O Encontro discutiu o desenvolvimento de ações culturais na cidade. Na ocasião, sete delegados entre poder público e sociedade civil foram eleitos para participar da etapa estadual, em Rio Branco e etapa nacional, que tem previsão de acontecer, de 26 a 29 de novembro, em Brasília.
Evento que aconteceu nessa sexta e sábado, 12 e 13, reuniu dezenas de artistas locais. O evento teve sua abertura oficial no Teatro dos Náuas, com a formação da mesa de autoridades, composta por representantes do poder público e classe artística, com destaque para uma homenagem póstuma ao músico Hélio Modesto de Oliveira Sampaio.
Conhecido carinhosamente como “Lins”, o músico embalou por muitos anos festas nos principais clubes da cidade. Em seguida a comissão organizadora do evento preparou um show cultural de artistas locais, com música, poesias e danças diversas.
No dia seguinte, os trabalhos de discussão dos temas aconteceram na Escola Flodoardo Cabral. A Secretaria Municipal e o Conselho de Cultura junto à comissão organizadora promoveram e elaboraram junto à classe artística os encaminhamentos dos eixos temáticos que teve neste ano, o tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.
Eixos temáticos
A ideia foi promover e despertar uma discussão mais aprofundada de forma democrática para que se obtenham resultados positivos. Os eixos abordados foram: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.
Investimentos do executivo municipal
O prefeito Vagner Sales através de uma emenda parlamentar vai construir em breve um espaço próprio para os artistas. Trata-se da Casa de Cultura, onde funcionará a Secretaria Municipal e também serão realizadas atividades culturais. O anúncio agradou a classe artística que considera um importante passo no desenvolvimento e construção de políticas públicas com foco no fortalecimento das raízes tipicamente regionais.
O anúncio à classe artística foi feito durante a conferência, pelo Secretário Municipal de Cultura, Neto Vitalino, que destacou a participação da população no evento de extrema importância para o fortalecimento do estado democrático de direto, a partir do momento em que se dá a oportunidade de opinar nas decisões das políticas públicas que beneficiarão a cidade, e principalmente a classe artística. Neto Vitalino destacou ainda que o compromisso do executivo municipal em proporcionar aos artistas ainda mais reconhecimento perante a sociedade.
Assessoria