O ano de 2014 iniciou com resultado positivo na área da segurança pública. Nenhum homicídio foi registrado neste ano em Cruzeiro do Sul. A redução iniciou no ano passado quando foi registrada uma queda de mais de 60% no número de homicídios.
“Já são 57 dias neste ano que não se registra nenhum homicídio. Estamos intensificando nossas ações nos bairros através do patrulhamento intensivo com o programa Ronda d’Área, e pretendemos manter essa meta”, falou o comandante da PM em Cruzeiro do Sul Tenente Coronel Alves.
Por outro lado o numero de acidentes com vítimas fatais em 2013 aumentou 87% relacionado ao ano anterior. Em 2012 foram 8 mortes no trânsito, aumentando para 14 em 2013. Fatores como a redução do efetivo de trânsito podem ter colaborado com a situação. Atualmente o numero de policiais no trânsito é de 10, sendo que em anos anteriores já chegou a 30 policiais. Em 2014 ainda não foi registrado nenhum óbito no trânsito.
“Apesar do numero de vítimas fatais ter tido esse acréscimo em 2013, o número de acidentes sem vítimas fatais diminuiu.Continuamos realizando ações educativas, agora mesmo no período do carnaval estamos fazendo uma campanha educativa com palestras, trabalhos de rua, e neste ano ainda não registramos nenhuma vítima no trânsito. Nossa meta é que possamos reduzir os números do ano passado, que no mês de fevereiro já haviam morrido três pessoas”, explicou o gerente da 1ª Ciretran Valdecir Dantas.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery