Na tarde de terça-feira (22) a Policia Federal de Cruzeiro do Sul (AC) prendeu em flagrante três pessoas acusadas de roubarem óleo diesel no município de Rodrigues Alves. A prisão foi realizada durante um curso de investigações para apurar atividades de furto de combustíveis que acontecem em nossa região, logrando êxito em interceptar a negociação do produto por meio criminoso.
Com o apoio da Policia Civil os acusados foram flagrados no momento que descarregavam o combustível e realizavam a venda. Foram apreendidos ainda nove galões contendo aproximadamente 500 litros de combustível, um veículo e R$ 3.200 reais que seria usado para compra do produto.
Dois deles responderão por receptação qualificada (art. 180, parágrafo 1º do Código Penal) com pena de reclusão de três a oito anos e já foram encaminhados para o Presídio Manoel Neri. O terceiro envolvido, que comprava o combustível, responderá por receptação culposa (art. 180, parágrafo 3º do Código Penal) com pena de detenção de um mês a um ano e responderá a um TCO(Termo Circunstanciado de Ocorrência). Um dos envolvidos possui passagem por furto qualificadoe posse irregular de arma de fogo.
“ Dois dos acusados já haviam sido abordados há algum tempo com galoneiras vazias subindo o Rio Juruá”, explicou o delegado Milton Neves.
As investigações já aconteciam há aproximadamente quatro meses, tendo em vista a prática criminosa que já acontece a muito tempo na região. A abordagem policial é resultado de um aumento da fiscalização e investigação por parteda Polícia Federal na região. Segundo a polícia Federal vale ressaltar o apoio de parcela da população local ao trabalho.
Tribuna do Juruá – Vanisia Nery