Com 596 votos o atual presidente continua na gestão da colônia pelo 3º mandato
Este domingo (21) foi marcado pela movimentação que aconteceu durante a eleição para presidência da colônia de Pescadores Z-1 de Cruzeiro do Sul (AC). Durante todo o dia mais de 2 mil pescadores eram esperados no local para realizar sua votação. 1099 pescadores compareceram nas urnas. Dos votos, 596 elegeram Elenildo Nascimento pela 3ª vez consecutiva, 3 votos foram brancos, 24 nulos e a candidata Maria de Fátima obteve 476.
A eleição foi composta apenas por duas chapas, mas foi marcada por muita rivalidade. A pescadora Maria de Fátima de Sousa Mello, da chapa I, foi oposição à Elenildo que compunha a chapa II.
Durante a campanha, Maria de Fátima, 48 anos, era a atual vice-presidente e alegava conhecer as dificuldades e anseios da categoria. Ela rompeu com a diretoria por causa de seu “alijamento” das decisões. “Não posso concordar com o autoritarismo e a letargia do atual presidente”, criticou ela, afirmando que os pescadores querem mudanças. “O mau atendimento aos sócios e falta de convênios são os principais problemas daquela gestão”, complementou.
Elenildo da Pesca, que concorreu ao cargo pela terceira vez consecutiva, rebateu as acusações dizendo que ainda tinha muito trabalho para mostrar. Ele destacou a construção de um telecentro para aplicação de aulas de informática para os filhos de pescadores; os convênios com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul para consulta médicas; a disponibilidade de uma banca de advogados especialistas em Direito Previdenciário, a realização de uma feira para vender o peixe diretamente ao consumidor; a aquisição de um caminhão novo; a construção da sede; e a ampliação e o pagamento imediato do seguro defeso.
Após o resultado Elenildo Souza prometeu aos pescadores da cidade que os trabalhos continuarão, e com a estrutura atual da colônia só tende a melhorar.
“Os pescadores exerceram seu direito de cidadania, compareceu muita gente aqui na colônia, e graças a Deus mais uma vez saímos vitoriosos. A população que confiou seu voto pode esperar mais empenho, com um trabalho bem melhor, e agora nossa responsabilidade só aumenta”, disse.
Tribuna do Juruá – Vanisia Nery