Grandes áreas já estão sendo preparadas para o plantio de arroz, feijão e milho, produtos que atualmente são importados.
O empresário Aldemir Carneiro de Messias, 70, (de chapéu na foto) voltou á Cruzeiro do Sul, depois de muitos anos morando em Rio Branco. Seu retorno tem um só objetivo, mostrar que é possível produzir grãos em larga escala para ajudar no abastecimento da região, consequentemente gerando emprego e renda.
Messias investiu em máquinas agrícolas como tratores, plantadeiras e colheitadeiras de grãos, só que não conseguiu operadores qualificados para os equipamentos. A saída foi buscar uma parceria com uma empresa do setor produtivo de grãos e insumos agrícolas, a Marca Agropecuária, e ministrar um curso de capacitação profissional que teve 120 horas de aula.
O curso foi ministrado pelo instrutor Valdecir Ramos. Quatorze alunos receberam as técnicas para operar as máquinas no exercício da mecanização, correção do solo, plantio e colheita agrícola. Seis alunos já saíram empregados, três deles contratados pelo empresário e outros três pelo Governo do Estado através da Seaprof.
Alessandro Luiz, gerente comercial da empresa que ministrou o curso elogiou a iniciativa do empresário e disse que todo solo pode produzir com qualidade e eficiência, desde que seja feito investimentos na correção, colagem e adubação. Para ele, existe uma demanda muito grande de grãos nesta região que produz pouco e importa a maioria do que é consumido.
O prefeito Vagner Sales esteve no encerramento do curso e participou de um churrasco de confraternização, na propriedade do empresário Aldemir Carneiro de Messias na Vila Santa Rosa. Sales elogiou a iniciativa do empresário que mostra sua determinação podendo aumentar a produção agrícola da região, gerando emprego e renda.
www.tribunadojurua.com – Informações de Adelcimar Carvalho