Em viagem que durou 13 dias, profissionais de saúde chegaram a comunidades isoladas.
Nesta missão, a equipe não pôde se deslocar no barco equipado com gabinetes médico e odontológico, recém adquirido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, especialmente para esse trabalho. Devido ao baixo volume de água do Rio Liberdade, os profissionais seguiram em pequenas embarcações. Médico, dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem, microscopista e vacinadores estiveram durante 13 dias percorrendo diversas comunidades.
Foram realizados 3.774 procedimentos incluindo a área médica, odontológica, vacinas e exames. Entre os serviços disponibilizados está o exame preventivo de câncer do colo do útero, que muitas mulheres ribeirinhas sequer tinham conhecimento de sua existência e agora, estão tendo a oportunidade de se cuidar melhor. Os atendimentos são realizados em locais improvisados como escolas e associações.
A equipe de saúde atuante já se prepara para uma nova missão de atendimento as famílias do Rio Juruá. “Nessa outra viagem poderemos utilizar a nossa embarcação que oferece inclusive alojamento para os profissionais. Esse tipo de serviço que estamos oferecendo é muito importante. Disponibilizamos a mesma estrutura que tem em qualquer unidade de saúde da família. Aproveitamos também para fazer um trabalho de orientação agindo preventivamente e graças a Deus vem surtido efeito”, diz a secretária municipal de saúde, lucila Brunetta.
A saúde atuante fluvial foi implantada em Cruzeiro do Sul no início da atual administração e tem por objetivo assegurar aos ribeirinhos o direito a saúde básica.
“Nós estamos chegando a comunidades onde as famílias vivem em condições precárias. São pessoas que já estavam acostumadas com a completa ausência do poder público. O fato de eu ter nascido em uma comunidade ribeirinha, talvez tenha reforçado essa determinação que temos de lembrar dessas famílias. Não tenho dúvidas que essa é uma das ações mais importante de uma administração pública que é proporcionar oportunidade aqueles que sempre viveram no completo esquecimento, ainda mais quando se trata de saúde”, comenta o prefeito, Vagner Sales.
Confira os atendimentos realizados no Rio Liberdade
Consultas 1208
Pressão arterial – 1.207
Teste de diabetes – 120
Aplicação de injeção – 321
Reidratação oral – 73
Curativos –24
Retirada de ponto – 8
Inalação –51
Consultas Odontológicas – 298
Vacinação –1.107 doses
Exames de malária 55
Pré-natal 20
Assessoria