A Oficina de Musicalização, desenvolvida através do Festival de Teatro Brasileiro (FTB) teve início neste sábado (12) em Cruzeiro do Sul (AC). Participam da capacitação 40 alunos da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa, localizada no bairro do Remanso, e pessoas ligadas à área de música.
Reutilizando materiais como madeira, papel, papelão, radiografias e garrafas plásticas, os alunos aprenderão a confeccionar instrumentos de percussão de blocos afros de Salvador (BA). A primeira etapa da oficina terá duração de 40 horas, sendo realizado durante 5 dias. A segunda fase será realizada posteriormente, onde os estudantes aprendem a manusear os objetos confeccionado por eles.
“Vamos na medida do possível usar esses instrumentos, se for possível em musicas que nós tocamos parados, nós vamos está utilizando na percussão”, falou o regente da Banda da Escola Jhonatan Freitas.
De acordo com o coordenador geral da oficina, Ives Quaglia, serão confeccionados 40 instrumentos musicais, com de ensinar aos alunos o conhecimento do processo de construção, com a reutilização de materiais.
“Olhar para cultura, meio ambiente e educação, é essa a nossa proposta, o nosso comprometimento. São utilizados principalmente o papel e a madeira, que fazem o corpo do instrumento, e as garrafas plásticas e as radiografias, de onde são feitas as peles dos aparelhos”, explicou.
O festival é realizado pelo governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e conta com o patrocínio da Petrobras.
Tribuna do Juruá