Três funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) apresentaram, na Câmara Municipal, o projeto do novo Código de Endereçamento Postal (CEP) a ser implantado em Cruzeiro do Sul. A nova faixa de códigos vai abranger todos os bairros e ruas, facilitando a triagem, que agora está automatizada. O novo serviço evita possíveis erros, como nomes duplicados de ruas e/ou de logradouros que possuam mais de uma denominação.
“Está faltando apenas as associações de moradores delimitarem os limites de cada bairro, ao mesmo tempo em que os técnicos da prefeitura decidam onde termina a zona urbana e começa a rural”, disse o gerente dos Correios, Airton dos Santos Pessoa, informando que a empresa se baseia pelo endereçamento da prefeitura, que possui um único CEP. Ainda segundo ele, o erro mais comum é as pessoas utilizarem o endereço da Eletrobrás.
A cidade cresceu bastante nesses últimos anos, ocasionando problemas de localização de ruas e bairros. A mudança vai permitir que a prefeitura reordene todo o seu cadastro, além de possibilitar a inserção do município no Diretório Nacional de Endereço (DNE), que é um banco de dados de abrangência em todo país. “Vamos aperfeiçoar o trabalho dos Correios, facilitando a chegada e a distribuição de correspondências e encomendas”, assegurou o gerente.
A implantação da nova faixa de CEP é considerada ‘uma avanço’, pois possibilita a inclusão social, bem como um meio de universalização dos serviços postais, o que garante ‘pleno exercício de cidadania’. A prefeitura de Cruzeiro do Sul está abrindo licitação para uma empresa de topografia fazer o novo mapa da cidade.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal