As provas serão aplicadas neste sábado e domingo
Durante três meses o Instituto Federal do Acre (Ifac) disponibilizou o curso Pré-Enem para 60 jovens e adultos de Cruzeiro do Sul (AC). As vagas foram abertas para 30 alunos do Campos e as outras 30 para comunidade em geral. Faltando dois dias para anteceder as provas o Instituto realizou um aulão no Teatro dos Náuas, revisando os principais assuntos, aberto a todo o público.
As provas do Enem acontecem neste sábado (26) e domingo (27), iniciando em Cruzeiro do Sul às 11h, sendo necessário que os candidatos estejam nos locais de prova com uma hora de antecedência, sendo necessária a apresentação do CPF e de um documento de identificação pessoal com foto.
A estudante da Escola Flodoardo Cabral, Ananda Nascimento, considera importante a dedicação aos estudos para a obtenção de um bom resultado nas provas.
“Essa capacitação serviu para ampliar os nossos conhecimentos, os professores abordaram temas que provavelmente vão cair no Enem. Essa será a minha oportunidade de ingressar em uma faculdade, e pelo que eu estudai imagino que terei uma oportunidade”, relatou a estudante.
Entre as professoras que ministraram o curso, Meiricler Padilha abordou que os conteúdos devem ser passados de forma dinâmica e clara para que os estudantes possam absorver os ensinamentos.
“É interessantíssimo o professor sair do tradicionalismo, e no Pré-Enem nós trabalhamos de forma dinâmica. Eu em história utilizo várias formas para que o aluno capte a informação que nós queremos que eles levem para o dia da prova e para os demais anos de sua vida no mundo acadêmico e no mundo do conhecimento”, explicou a professora.
Em 2013 o número de inscritos no município superou os outros anos, tendo uma totalidade de 9.904 candidatos. Desde a semana passada, os candidatos já podem imprimir o cartão de confirmação de inscrição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Cruzeiro do Sul é local de provas também dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Guajará e Ipixuna.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery