A data para pagamento do seguro-desemprego para os pescadores artesanais que estava marcada para os dias 11 e 16 deste mês foi adiada. O benefício deve ser liberado a partir do dia a 21 de janeiro. O Governo Federal alegou que a mudança da data se deu devido à necessidade de atualizar os valores do benefício.
De acordo com a Previdência Social, essas alterações no cronograma de pagamento do benefício são consequência dos reajustes nos valores do seguro-defeso, em todas as modalidades, da temporalidade dos lotes de pagamento e da divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), referente ao mês de dezembro/2016, prevista para amanhã (11) pelo IBGE.
O gerente do INSS em Cruzeiro do Sul, Fernando Júnior informou na agência não tem dados do número de pescadores que serão contemplados com essa parcela do seguro-defeso. Mas alertou que o número deve diminuir devido à fiscalização feita pelo TCU para excluir aqueles que não são pescadores e que receberam o seguro em anos anteriores.
Júnior orienta aos que estão com pendências para regularizar sua situação. “Existem muitas pessoas com pendências aqui em Cruzeiro do Sul. Essas pessoas precisam resolver o problema. Encaminhar a solução se for o caso de pendência na Receita Federal, ou de vínculo empregatício, destinar o documento para a sua colônia para ser enviado para o INSS em Rio Branco” – orientou Fernando.
Tribuna do Juruá