O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC) alcançou a marca de 13,68 metros nesta quarta-feira (03). Embora esteja 10 centímetros a menos que a marca registrada no dia anterior, ainda ultrapassa a cota de transbordamento que é de 13 metros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, 26 famílias foram removidas das áreas inundadas para residências alugadas pela Prefeitura. Outras famílias, que preferiram permanecer dentro de casa mesmo com a água adentrando a residência, com a baixa no volume do rio, já começam a fazer o trabalho de limpeza.
“Quando a alagação começa a terminar como agora, que a água baixa, toda a família se une para uma limpeza pesada em casa e também no quintal. Além de retirar a sujeira ainda faço uma geral no piso e paredes, vendo a presença de animais, como aranhas, cobras e outros animais, que durante o período da cheia acaba se refugiando dentro de casas”, disse a dona de casa Maria Aparecida.
Os bombeiros continuam monitorando as comunidades atingidas pela cheia. Sete bairros de Cruzeiro do Sul foram afetados pela cheia do rio. Por questão de segurança, a Eletrobrás interrompeu o fornecimento de energia em 1700 residências do município.
Em 24 horas o nível do rio desceu 10 cm. Segundo o Corpo de Bombeiros, é um bom sinal, muito embora o Juruá ainda apresente-se cima de seu estado normal.