Estudante da Escola Maria Lima de Souza também marcará presença na grande final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Jaqueline Gomes Pinheiro competirá no gênero “Memórias”.
“Noite de chuva fininha, água caindo devagarinho na biqueira, ventinho frio… sentada na varanda em uma cadeira de balanço. Minha avó, em sua rede, embalada pelo seu passado… rádio baixinho, ligado na difusora acreana ouvindo o Boa Noite Acre…”.
Assim começou a ser construída uma das mais belas memórias narradas no Juruá que em breve ganhará destaque nacional. Gerida por memórias registradas de acontecimentos da vida familiar, a estudante do 8º do ensino fundamental venceu centenas de competidores no Acre e em outros estados da região Norte.
Depois de se classificar para nacional, a estudante retornou à Cruzeiro do Sul. Na chegada foi surpreendia por uma bonita homenagem feita pela coordenação da escola ainda no aeroporto.
A jovem dedicada aos estudos, Jaqueline Pinheiro, orientada pela professora Eliane Lopes da Silva conseguiu através das palavras, construir impressões do cotidiano de tal modo, que agora representará a “terrinha” na grande final da Olimpíada de Língua Portuguesa, em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro.
Além de Jaqueline Gomes Pinheiro, competindo na Olimpíada, na categoria “Memórias”, estará a também cruzeirense Aline da Conceição Andrade, estudante da escola Craveiro Costa, que concorrerá com gênero textual “Crônica”.
A Olimpíada todos os anos premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema; Memórias; Crônica; Artigo de opinião.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia