A segunda maior cidade do Acre conta agora com os serviços das três forças armadas do país. A última a se instalar foi a Marinha que inaugurou durante a manhã desta terça-feira (04) sua Agência Naval para garantir a segurança dos municípios da região do Alto Juruá nos estados do Acre e Amazonas.
A solenidade teve a presença do Almirante de Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld e autoridades de Cruzeiro do Sul. Antes de declarar oficialmente o inicio das atividades da Base da Marinha, o almirante fez a entrega das chaves das casas aos militares que foram transferidos para a nova Agência Naval.
A Vila Militar da Marinha foi construída próxima ao 61º Batalhão de Infantaria de Selva (primeira Força Armada a se instalar em Cruzeiro do Sul) – a segunda foi a Aeronáutica que já atua na região há mais de dez anos. O conjunto que vai abrigar os militares e seus familiares dispõe de 12 residências.
Logo em seguida a comitiva do Almirante e as autoridades se deslocaram para a sede da Agência Naval que fica próxima ao Porto do Governo. Roffé e o vice-almirante Antonio Carlos Frade Carneiro descerram a placa da Agência. O Almirante destacou que é a primeira da Agência da Marinha no Acre e suas ações estarão subordinadas à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.
Para a população de Cruzeiro do Sul, a presença da Força Armada garante mais segurança e preenche uma lacuna que existia no que diz respeito as atividades aquaviárias. O prefeito Vagner Sales destacou que será mais fácil a organização das atividades fluviais na região.
“Recebemos a Marinha com muita alegria, pois é de grande importância a presença desta instituição para a população do Juruá que precisava recorrer da Capitania dos Portos em Eirunepé quando dependia de serviço da Marinha. Para se ter uma idéia, até mesmo a Prefeitura quando fazia a aquisição de uma embarcação, tinha que solicitar todos os registros de Eirunepé ou de Manaus” – ressaltou o prefeito.
Tribuna do Juruá – Da redação