Sem autonomia Campus da Ufac em Cruzeiro do Sul sempre enfrentou sérios problemas estruturais e de pessoal que chega a prejudicar o ensino.
Pela segunda vez o Ministro da Educação Fernando Haddad confirmou oficialmente ao deputado Henrique Afonso (PV/AC) que será realizado um estudo para levantamento das necessidades de pessoal, infra estrutura e orçamento para que o Campus UFAC – Floresta seja transformado em Universidade Federal da Floresta. O estudo fará parte de um projeto acadêmico atualizado.
Segundo o ministro, a sugestão do deputado foi incluída na pauta da Secretaria de Educação Superior do MEC e se encontra em consonância com os marcos legais e conceituais da Política Nacional para Expansão do Ensino Superior do Brasil, e está vinculada ao Plano Nacional da Educação – PNE que está tramitando na Câmara dos Deputados.
Para o deputado Henrique Afonso “a forma como o Campus vinculado à UFAC está estruturado e funcionando não favorece uma sintonia no que diz respeito os princípios e diretrizes, metas e objetivos iniciais da proposta da Universidade da Floresta devido, entre outros fatores, às dificuldades geradas pela excessiva centralização das decisões administrativas e da gestão por parte da sede em Rio Branco”. (Assessoria do Parlamentar)