Empresas de Cruzeiro do Sul começam a se adequar as novas regras do Ministério do Trabalho, em vigor desde essa segunda-feira, 02. A medida vale para os setores da indústria, comércio e serviços.
Devem utilizar o ponto eletrônico, empresas com mais de 10 empregados. O início da implantação do sistema foi confirmado através de uma determinação do Ministério do Trabalho e pela Casa Civil da Presidência da República.
Com o ponto eletrônico, o empregado a cada vez que registra sua presença na empresa terá em mãos a comprovação através de um comprovante impresso. Parte das empresas de Cruzeiro do Sul já utilizam o mecanismo de chegada e saída de funcionários.
De acordo com empresários já fazem uso do ponto eletrônico, o mecanismo além de monitorar melhor o tempo de serviço dos funcionários, facilita também a organização do ambiente de trabalho.
Nos primeiros três meses, as empresas serão fiscalizadas e orientações serão dadas quanto ao correto uso do mecanismo de controle de funcionários. Os auditores-fiscais do trabalho após a primeira visita darão prazo para adaptação e somente depois da terceira vistoria é que ações repressivas acontecerão.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia