A cidade foi escolhida para ser pioneira na realização do curso
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, (OAB/AC) realizou um curso sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) em Cruzeiro do Sul como parte da programação do Mês do Advogado. O Evento foi realizado na sexta-feira (7) e no sábado (8), na Associação Comercial.
A proposta da instituição foi oferecer um debate sobre as mudanças que serão colocadas em prática a partir de 2016. O tema Introdução e Processo de Conhecimento no Novo CPC, foi ministrado pelos professores João Rodholfo Wertz dos Santos e Igor Clem Souza Soares.
A capacitação foi realizada das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas da sexta-feira e das 8 horas às 12 horas de sábado.
A Ordem ainda ofereceu um almoço de confraternização em alusão ao Dia do Advogado, às 12h, na Fazenda Morada Nova (Fazenda do Tota), Estrada do Aeroporto KM 11.
O curso também garantiu com a presença dos advogados e acadêmicos de Direito da UFAC.
Segundo o presidente da OAB/AC Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, a escolha de Cruzeiro do Sul para ser a pioneira foi decorrente de vários fatores, entre eles a dificuldade dos advogados e estudantes a esse tipo de evento por conta da distancia.
‘’ Nós quisemos trazer primeiramente aos irmãos de profissão aqui do Vale do Juruá e depois levar para a capital, então a escolha foi por todo o respeito que temos pelos Advogados de Cruzeiro do Sul,’’ declarou o presidente da OAB/AC Marcos Vinícius.
O presidente fala das mudanças que ocorreram no Código do Processo Civil e que efeitos isso trará para os advogados e clientes.
‘’ A grande e principal mudança de todo o processo é aquela que respeita a nova ideologia do processo. O grande fundamento do Processo que é chegar a uma constituição de direito, ou seja, o Processo Civil que muitas vezes foi usado para dificultar agora foi voltado para ajudar a descobrir se tem direito ou não a determinadas situações’’, informou o presidente.
Segundo o presidente a importância do curso de capacitação é vital para que os advogados não cometam erros em pedidos de petições erradas, a forma como recorrer a um processo, coisas do dia a dia do profissional que sofreu alterações.
Raphael Trelha advogado a 4 anos na cidade, diz que o curso vai beneficiar todos os advogados e os estudantes nas alterações sofridas pelo Código Penal.
‘’ Nos atualizar no novo Processo Civil é de extrema importância na eficiência de defender nossos clientes. Trouxeram-nos um grande avanço e vejo um grande beneficio’’, disse o Advogado.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa