A cidade de Cruzeiro do Sul será atendida com a construção de um núcleo do Órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon), a instalação está prevista para daqui há alguns meses.
O órgão já existe na capital do estado Rio Branco, e também será construída em Cruzeiro do Sul. Uma equipe encontrava-se na cidade para a determinação do local onde irá funcionar o Procon.
Segundo Leandro Brasil gerente do Procon no estado do Acre, a escolha ainda está em andamento pois a preocupação é que o órgão seja de fácil acesso a todos.
“Estamos estudando um local de fácil acesso, centralizado, onde a população possa ter esse serviço ao seu alcance. Nós sabemos da necessidade real da população de Cruzeiro do Sul. Essa demanda chegava até nós, tivemos alguns problemas em parcerias em ajustes, que dessa vez não vai existir. O governador deu esse aval, dá essa carta para nós virmos aqui fazer esse serviço” afirmou o gerente.
A instalação do Procon é muito importante para a defesa do consumidor, e orientação em suas reclamações, informar sobre seus direitos, e fiscalizar as relações de consumo.
“Nós queremos levar palestras sobre direito básico do consumidor, ir na escola educar as pessoas. O primeiro passo é educar. O Procon vem para balancear e equilibrar a relação de consumo entre consumidor e fornecedor. As pessoas pensam que o Procon é para fechar as lojas, e não é bem assim é para equilibrar e resolver problemas”, disse.
O órgão ainda não possui data de instalação, porém estima-se que dentro de alguns meses o serviço já passará a funcionar na cidade.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa