As vacinações iniciam na segunda-feira (10)
Em decorrência do dia “D” de vacinação contra o Papilo Vírus Humano (HPV), que acontece no próximo dia 10, a Secretária de Saúde realizou durante toda a semana palestras educativas nas escolas de ensino fundamental da Rede Pública para esclarecer os alunos sobre a importância da vacinação.
A imunização é voltada para meninas de 11 à 13 anos. Durante a palestra foram esclarecidas as principais dúvidas, desde a forma de transmissão, o que é o HPV, a forma de prevenir, e ainda as conseqüências da doença. Com a palestra os profissionais visam mobilizar o maior número de pessoas para receberem a imunização.
A vacinação acontecerá nos postos de saúde e ainda nas escolas da Rede Pública e Particular, sem necessitar da autorização ou acompanhamento dos pais e responsáveis. Caso os pais não autorizem a vacinação, devem enviar antecipadamente para escola um “ Termo de Recusa”, preenchido e assinado.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
Saiba mais:
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV e 32% estão infectadas pelos tipos 16,18 ou ambos, presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Este câncer é o terceiro tipo mais frequente entre mulheres no Brasil e a estimativa é de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery