Com o objetivo de instruir aeronautas (pilotos), o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul está realizando, nesta semana, um curso de Primeiros Socorros e Sobrevivência na Selva. O instrutor é sargento Adonias Matos. Ao ingressar em uma empresa de transporte aéreo, todo piloto precisa se submeter ao treinamento, que é uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O curso propicia aos alunos o conhecimento básico de sobrevivência num ambiente hostil de selva, através de técnicas passadas de geração em geração por índios, militares e desbravadores, aprimoradas pela ciência. Utilizam-se, sempre, recursos improvisados do próprio ambiente.
“Daremos aos alunos condições básicas para assumir o controle de si e da situação, adaptando-se a natureza para que possam manter-se vivos, alimentados e abrigados, podendo assim se salvar ou serem salvos por equipes de resgate”, disse o instrutor, esclarecendo que o curso possui aulas práticas e teóricas.
Na prática, os alunos construirão cabanas feitas com folhas de bananeira e cipó – chamadas de taipiri -, buscarão alimentos na mata e rios, farão fogo com pedras e madeira e construíram jangadas e armadilhas. Os alunos também ficaram responsáveis por construir porto e heliponto para possíveis resgates de helicóptero em plena floresta, além de aplicarem técnicas de transposição de obstáculos, transporte de vítimas e pesca.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal