Na noite desta sexta-feira (01) o PMDB Mulher do Juruá em parceria com órgão municipais realizou um grande encontro referente a Campanha Outubro Rosa no auditório da Associação Comercial em Cruzeiro do Sul. O local ficou lotado, reunindo diversas mulheres que receberam as informações quanto à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Lucia Maria de Azevedo fez questão de participar do evento, que para ela ajuda a informar e prevenir doenças.
“É muito importante a realização dessas palestras. Não são todas as mulheres que sabem como se prevenir, e dessa forma as informações serão levadas até elas. Eu desde que fiz 30 anos realizo meus exames como forma de me prevenir”, abordou.
O país inteiro se mobiliza na campanha Outubro Rosa, mês da Mobilização Nacional contra o Câncer de Mama, doença que mais mata mulheres no Brasil. A presidenta Estadual do PMDB MULHER, a deputada Antônia Sales fez questão de se engajar na causa e desenvolve as ações. Ele faz salienta que apesar de ser promovida pelo PMDB Mulher a ação é apartidária.
“O que eu estou fazendo é cumprir uma ordem, um chamado, da nossa presidente nacional do PMDB , Fátima Pilares. O nosso partido se engajou numa luta, em uma grande corrente de fazer campanhas de conscientização para todas as mulheres, especificamente para se prevenir do câncer de mama, que esta matando muitas mulheres e também das doenças sexualmente transmissíveis”, enfatizou Antônia Sales.
A presidente do partido no Acre salientou ainda o alto índice de casos de câncer de mama no estado, lembrando que as informações podem ajudar no tratamento precoce.
“Segundo pesquisas, na região Norte o Acre é o primeiro no câncer do colo de útero, isso significa que muitas mulheres não estão se prevenindo, não estão fazendo o preventivo, não tem consciência de fazer esse exame, muitas por que não tem tempo outras por que não tem conhecimento, por isso queremos passar essas informações”, disse.
Em toda a programação médicos e enfermeiros ministraram palestras sobre a realidade atual e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery