A academia que recebeu o nome em homenagem à enfermeira que dedicou sua vida a cuidar de mulheres grávidas e morreu em complicações do parto
Foi inaugurada nesta manhã de quinta (13), a academia de saúde pública Enf. Geovana Maria Freitas do Vale. A academia foi uma homenagem à enfermeira que faleceu em decorrência de complicações de parto no dia 17 de Fevereiro de 2015.
A academia que já começa a funcionar na segunda-feira (17) irá atender todos os públicos: idosos, adolescentes, homens, mulheres, crianças, gestantes.
Segundo Danúsia Maia educadora física da academia de saúde serão varias atividades durante o dia, além das atividades físicas, alongamentos, ginástica, dança, também terão terapias ocupacionais, fisioterapia, palestras com nutricionistas, entre outros.
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro que participou da inauguração da academia falou do projeto que a prefeitura desenvolveu.
‘’Para nós é uma honra estarmos recebendo essa obra que trará tanto beneficia para o bairro e para nossa cidade porque haverá uma melhoria em todas as áreas. E a homenagem a Geovana é mais que merecida, minha querida amiga e prima que nos deixou tão cedo e com certeza essa homenagem é mais que merecida’’, disse Ilderlei Cordeiro.
O prefeito Vagner Sales falou da importância da construção da academia para a população cruzeirense.
‘’A academia servirá para dar suporte ao posto de saúde da 25 de Agosto que é o posto mais movimentado, os centros de saúde necessitavam de um local para fazer atividades com nossos idosos, nossas gestantes com a inauguração temos o espaço’’, disse o prefeito.
Ele também falou da homenagem prestada a uma funcionária excepcional que acima de tudo era um ser humano exemplar.
‘’Estamos fazendo essa homenagem muito simples à Geovana, pois ela merecia muito mais, essa enfermeira exemplar que vai continuar simbolicamente ajudando a cuidar da saúde da população que ela tanto amava’’, declarou o prefeito.
Geovana Freitas do Vale faleceu depois de complicações na gravidez. Ela estava internada na Maternidade de Cruzeiro do Sul, depois dar a luz seu terceiro filho, uma linda menina, que recebeu dela, o nome Antonela. De acordo com os médicos, o agravamento no quadro clínico da paciente a levou ao óbito.
Depois do parto cesariano, a enfermeira começou a sentir dores abdominais e após exames, os médicos constataram um sangramento no útero. Com o diagnóstico, a enfermeira foi submetida à cirurgia para retirada do órgão. Mesmo com o procedimento, Geovana ainda manteve complicações, o que culminou com parada cardíaca, seguida pelo falecimento.
Toda equipe de médicos da Maternidade, incluindo do Hospital do Juruá se empenharam para salvar a enfermeira, que era muito querida por todos. Por quase uma hora os médicos tentaram a reanimação, mas, sem êxito.
Geovana era descrevida por todos os que a conheciam como uma pessoa doce, determinada, com decisões próprias, que sempre será lembrada pela garra e motivação ao trabalho, o que era incentivo a todos que a rodeavam.
O projeto para dar o nome de Geovana para a academia foi feito pelo Vereador Carlos Alves que relembra da dedicação com que a enfermeira trabalhava.
‘’ Eu já tinha conhecimento sobre Geovana, mas infelizmente não tanto, a família dela é uma família tradicional de Cruzeiro do Sul. Nós sabíamos que ela era uma excelente profissional, mas não apenas por isso decidir homenageá-la, estive presento no velório dela e vi quanto ela era querida por diversas pessoas da cidade’’, explicou o Vereador Carlos Alves.
A secretaria municipal de saúde Lucila Brunetta relembrou emocionada da dedicação e alegria que Geovana transmitia a todos a sua volta.
‘’ Ela era muito linda, dedicada, cheirosa quando ela chegava à secretaria todos sabiam que ela estava lá pelo perfume maravilhoso que ela deixava pelo ar’’, disse a secretária Lucila Brunetta muito emocionada.
Na cerimônia de inauguração estavam presentes família, amigos, e colegas de profissão da enfermeira todos muito emocionados.
A mãe de Geovana, dona Lacir Freitas disse que a família estava muito feliz com a homenagem que a prefeitura concedeu a Geovana.
‘’Estamos com nossos corações cheios de gratidão, não há outra palavra para descrever o tamanho da felicidade, do mesmo jeito que não há outra palavra para descrever minha filha se não for amor e dedicação’’, contou Lacir Freitas, mãe de Geovana.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa