Há uma semana o número de policiais no centro de Cruzeiro do Sul foi ampliado com a finalidade de reforçar a segurança na área comercial da cidade. A medida do comando do 6º Batalhão da Polícia Militar foi motivada por um índice bastante elevado de ocorrências registradas durante as primeiras semanas de outubro. A presença efetiva dos policiais, de acordo com o comando do Batalhão, inibiu a ação dos bandidos nos primeiros dias da operação que está sendo denominada de Pré-Papai Noel.
As guarnições da PM estavam sendo solicitadas diariamente pelos comerciantes e consumidores que denunciavam a ação dos bandidos. Roubos, furtos e agressão a mulheres e idosos eram frequentes, principalmente, durante o período da manhã.
Para atender uma solicitação dos representantes da Associação Comercial e percebendo a necessidade de manter a ordem, o comando da PM decidiu, desde segunda-feira (22), manter um grupo de 12 policiais, divididos em duplas, em constante vigilância no local. Segundo o Major Alves, comandante da PM em Cruzeiro do Sul, os resultados já são bastante positivos.
“Ainda vamos divulgar os números que comprovam que a ação tem sido produtiva. Podemos garantir que diminuiu o índice de ocorrências e as denúncias quase não aconteceram nessa primeira semana. A realidade é que os bandidos não ficam onde tem a presença da polícia” – avalia o comandante.
De acordo com o Major Alves, nesse primeiro momento da operação, a guarnição permanecerá apenas pela parte da manhã que e o horário de maior fluxo de pessoas no centro da cidade. O comandante garantiu que a partir do dia 12 de dezembro o número de policiais será ampliado para 25 praças que irão manter a segurança dos cruzeirenses durante o período de natal e virada do ano. A previsão é que a operação se encerre no dia 03 de janeiro de 2013.
Tribuna do Juruá – Da redação