Na manhã desta terça-feira (11) o Rio Juruá apresentou o nível de 12 metros e 64 centímetros, já dando sinais de vazante. Ontem o rio media 13 metros, baixando no curto espaço de tempo de menos de 24 horas 36 centímetros. Já nos últimos três dias foram mais de 50 centímetros de vazante, quando o Rio chegou a atingir 13 metros e 14 centímetros. O navegante Miler da Silva que navega há dez anos no lugar já notou a diferença. E para ele apesar do nível do rio ter baixado ainda continua oferecendo uma boa navegação.
“Baixou muito de ontem para hoje, eu vim da parte de cima do rio e a gente já nota. Nessa época que o rio ta mais elevado é bem melhor para gente navegar, a viagem é mais rápida”, falou o navegante.
Mesmo com a vazante repentina ainda existe possibilidade de uma nova elevação, tendo em vista que até o mês de março o período é de inverno, sendo provável uma grande quantidade de chuva na região.
As famílias da área de alagação continuam com a energia desligada por causa dos perigos de uma nova cheia. O Rio Juruá já saiu da cota de transbordamento , mas ainda está na cota de alerta, que é de 11 metros e 80 centímetros, sendo necessário o monitoramento constante do corpo de bombeiros.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery