O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou hoje (14) um seminário para orientar gestores públicos do Vale do Juruá. O evento, que aconteceu na Faculdade Instituto Santa Terezinha, no bairro do Colégio, levou palestras sobre temas como a nova contabilidade pública, controle interno e externo e a implantação de ouvidorias.
No seminário, prefeitos, vereadores, secretários e contadores foram alertados que mudanças serão necessárias, uma vez que o descumprimento dos prazos legais estabelecidos impedirá que o ente público receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito, com exceção daquelas destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.
A coordenadora do setor de convênios da prefeitura, Wilsilene Siqueira, assim definiu a importância do seminário: “Sabemos que os órgãos de controle não cumprem apenas a objetivo de penalizar os gestores, mas de orientá-los para que não cometam erros. Parabéns a esses técnicos que se deslocaram até nós, disse ela, afirmando que a prefeitura de Cruzeiro do Sul está implantando a sua controladoria interna.
O diretor administrativo e financeiro do órgão, Euclides Bastos, disse que o primeiro o desafio é entender o cenário das mudanças, além da aplicação correta das leis Orçamentárias e de Responsabilidade Fiscal. “O objetivo do TCE é a boa aplicação do dinheiro público”, declarou. O presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares, destacou a presença dos seus pares e funcionários. “A nossa presença maciça é um exemplo para a sociedade”, ressaltou o parlamentar.
A missão do TCE é fiscalizar e orientar a gestão pública em benefício da sociedade, além do órgão ser reconhecido como instrumento efetivo na melhoria da gestão pública, na defesa do interesse social e no combate à corrupção.