O portal de notícias mais visitado no Vale do Juruá, Taruacá e Envira acompanha a modernidade do jornalismo digital.
Há 7 anos começou a circular em Cruzeiro do Sul, o jornal semanário modelo tablóide, Tribuna do Juruá. Em 2008 foi criado o site do jornal, que desde então, passou ser atualizado diariamente. O impresso se tornou um resumo das publicações olines da semana.
Nesta quarta-feira (13) os internautas ficaram surpresos com o novo layout, que apresenta quatro publicações em destaque e um amplo espaço para conteúdos, vídeos e publicidades, além de espaços para comentários. A inovação é inédita na Região do Juruá.
O portal é atualmente o mais acessado, não só em Cruzeiro do Sul e nos municípios do entorno, mas em Tarauacá e Feijó, cidades com elevado número de habitantes e que há vários anos também recebem o jornal impresso. O meio de comunicação vem integrando a grande Região do Juruá desde que a BR-364 ligou definitivamente Cruzeiro do Sul a Feijó.
O veículo é também a principal referência para os meios de comunicação de Rio Branco, assessorias de políticos, instituições e do grande número de cruzeirenses que moram na capital.
O novo projeto gráfico foi desenvolvido pelo webdesigner cruzeirense, Ismael Costa, que fez reciclagem em outros estados do Brasil. O site foi adaptado para ser administrado pelo Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, Wodpress, um dos melhores do mundo. A tecnologia do Tribuna do Juruá é semelhante a de grandes portais do Brasil que também utilizam o Wodpress como gerenciador de conteúdos.
Atualmente o portal está com ampla divulgação em pelo menos 10 municípios, de Guajará (AM) a Sena Madureira, através do semanário Tribuna do Juruá que também está sendo entregue em todas estas cidades.
Segundo o diretor do veículo de comunicação, Cleonildo Nascimento, a intenção é integrar cada vez mais essa grande região do interior do estado através da comunicação. “Mesmo se tratando de municípios do interior, percebemos o habito que a maioria das pessoas tem de acessar a internet para saber o que estar acontecendo. As novas tecnologias contribuem para isso, quem não está no computador acessa através do celular. Para os que não têm esse hábito mantemos o nosso jornal impresso, um modelo pequeno, mas que agrada muitos leitores. A nossa intenção é sempre prestar um bom serviço aos acrianos”, explicou.
O editor do portal Tribuna do Juruá, Genival Moura, reitera a questão da integração da grande Região do Juruá. “O principal exemplo é a familiaridade que a população de Cruzeiro do Sul tem hoje com o município de Feijó. Todo mundo fica ansioso pra saber o que vai rolar nos eventos de aniversário da cidade, no festival do açaí, a mesma coisa com Tarauacá. Os motoristas também ficam informados sobre a situação da estrada, da travessia das pontes, enfim, podemos dizer que temos contribuído muito com todo esse processo. Agora, o contato se reforça com Manoel Urbano e Sena Madureira, se a estrada permanecer com tráfego de forma definitiva, a nossa presença também será constante nesses municípios”, explica Moura.
O representante do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) no Juruá, Francisco Rocha, considera importante os avanços nessa área do jornalismo digital e os investimentos para abrangência do Tribuna do Juruá. “É um projeto muito bonito, audacioso e necessário. Precisamos de modernidade e veículos que der oportunidade para os profissionais da área de jornalismo no Juruá. Nossos profissionais mostram a cada ano que são capazes, digo isso pelos vários prêmios que ganhamos concorrendo com colegas de Rio Branco, que as vezes tem mais condições de trabalhar do que a gente”, comentou.
O novo projeto gráfico do Tribuna do Juruá também tem encantado os comerciantes da região, que já enxergam a internet como um meio rápido, prático e moderno de chegar aos seus consumidores.
Da redação