O prefeito Vagner Sales (PMDB) informou que a gestão em breve encaminhará projeto de lei que regulamente o sistema de transporte público no município, e, que depois de aprovada, facilitará o lançamento de edital de licitação para o sistema de transporte coletivo em Cruzeiro do Sul.
Na manhã desta segunda-feira, 27, atendendo ao pedido do Senador da República Gladson Cameli, o prefeito Vagner Sales se reuniu com representantes de transporte público do município. A agenda contou com a presença de representantes da Câmara de vereadores, prefeitos de cidades vizinhas e instituições de ensino superior.
De acordo com o Tiago Rocha, pró-reitor de administração da Universidade Federal do Acre – UFAC, a regularização do transporte público, além de melhorias estruturais trará um grande benefício principalmente aos estudantes de baixa renda, que poderão ser incluindo em um programa do Governo Federal, que subsidia parte do pagamento das passagens dos alunos. “Com a regularização poderemos implementar no Campus Floresta o Programa de Assistência Estudantil para Transporte Coletivo Urbano – o Passe Livre, uma iniciativa criada pela Ufac, apoiada pelo Governo Federal.
Depois de saber das dificuldades que os estudantes universitários, o senador Gladson Cameli, afirmou que o programa de mobilidade urbana executado em diversas capitais do país deve ser colocado em prática também nos municípios interioranos. “Estou usando a política a serviço do povo para poder cumprir o que está na Constituição Brasileira. E em se tratando dos nossos acadêmicos, é meu dever acompanhá-los, porque é um direito deles não somente o acesso à universidade, mas, sobretudo, a garantia de nela ingressar e manter-se com aproveitamento”.
O prefeito Vagner Sales afirmou que as discussões em torno da melhoria no transporte público do município vem sendo feito há alguns meses, inclusive com os próprios estudantes. “Nossa intenção é somar os esforços e acredito que a união das entidades civis e públicas possa gerar frutos que beneficiem a mobilidade urbana de Cruzeiro do Sul”, pontuou Sales, ao anunciar ainda que a Prefeitura em breve vai regulamentar o sistema de transporte público no município.
“Constamos que Cruzeiro do Sul não possui uma lei que regulamente e discipline o transporte coletivo. Por isso determinei recentemente durante uma reunião com estudantes da Universidade, ao nosso setor jurídico para regulamentar a lei, que já está em fase final e será encaminhada à Câmara de Vereadores. A partir daí vamos licitar o transporte e as empresas interessadas no serviço poderão concorrer. Queremos melhorar transporte público em geral, porque sabemos que muitos dependem desse tipo de transporte”, finalizou.
Sales destacou ainda Ele acrescentou que o mote principal do órgão é buscar políticas públicas que “resgatem as cidades para as pessoas e não que sirvam apenas como meios de passagem”. “Vemos muitos exemplos de cidades, na América Latina mesmo, que conseguiram mudar o conceito que os habitantes tinham do trânsito e transporte e hoje pensam a mobilidade urbana como um todo, englobando os diversos atores, como veículos, pedestres e ciclistas”, comentou.
Participaram da reunião representantes da AMTU, Secretarias Municipais de Assistência Social e de Ordem Pública, UFMT, Ager-MT, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ucamb, Detran-MT, Fetramar, Sindicatos dos Motoristas de Cuiabá, Associação dos Usuários do Transporte Público, Sintax, Associação dos Moto-taxistas e Sest/Senat.