Os vereadores Elenildo da Pesca (PP) e Marcos Lima Verde (PMDB) estão articulando cursos para as comunidades ribeirinhas do Olivença, Praia Grande, Boca do Moa e Miritizal. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está fazendo um levantamento técnico nos locais, principalmente onde a população tem dificuldades para fazer deslocamentos. A iniciativa partiu do vereador Elenildo da Pesca, que, por ser presidente da Colônia de Pescadores, conhece a realidade e “as carências” dessas comunidades. Ele está articulando uma parceria entre a instituição e a prefeitura. “É aquele velho ditado: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé. Aqui falta de tudo, inclusive água potável”, disse ele, citando inúmeros casos de diarreias e doenças de pele.
Esta semana, uma equipe do Senac foi aos locais para verificar as estruturas físicas para a instalação do cursos de costureira, manicura e agente comunitário de saúde. Ressaltando a importância das parcerias, o gerente regional da instituição, Izaú Melo, elogiou a iniciativa dos vereadores. “Parabéns à instituição Câmara Municipal”, declarou, citando as experiências “bem sucedidas” com as secretarias municipais de Ação Social e de Saúde.
A instituição, ainda segundo o gerente, leva também o programa Senac Solidário, uma ação que envolve instrutores e alunos para gerir atendimentos a comunidades com palestras sobre gestão e saúde, atendimentos dos alunos dos cursos com teste de glicemia, aferição de pressão, entre outros. “Os cursos de cabeleireiro, manicura, depilador e maquiador são muito procurados”, informou ele, dizendo que as atividades elevam a autoestima da população.
Os instrutores também estimulam a distribuição das roupas que são recuperadas pelos alunos do curso de costura. “A proposta do Senac é gerir atendimento gratuito para as pessoas que mais precisam, o que já preconiza o nosso caráter social”, finalizou Izaú Melo.
Da assessoria