A Prefeitura de Mâncio Lima através da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou esta semana vários cursos profissionalizantes através do Programa Acessuas, que é instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social/CNAS, em parceria com a secretaria de Assistência Social do município, que se responsabiliza pela mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos usuários em situação de vulnerabilidade ou risco social, para as ações de inclusão social.
O programa tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho com vigência entre 2012 e 2014. Em 2013, o número de pessoas mobilizadas correspondem a 2 vezes o número de vagas negociadas com os ofertantes. As metas são pactuadas com o gestor, anualmente, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo MDS.
Segundo a coordenadora do Programa Acessuas, Marilene Pereira, “as ações devem ser planejadas e organizadas de forma a identificar os processos que podem ser utilizados na mobilização das famílias, o território tem que ser bem conhecido e devemos identificar o perfil dos beneficiários”.
Os cursos oferecidos são: Eletricistas, Horticultor Orgânico, Operador de Máquinas Florestais, Cabelereiro, Manicure e Pedicure. Todos estes cursos foram distribuídos nas comunidades do Belo Monte, Bairro São Francisco, no Centro, na Secretaria de Assistência Social e Cemupe e Bairro Pé –da -Terra, na escola Mâncio Lima.
Para que as famílias possam participar dos cursos elas devem estarem inscritas no Cadúnico; ser beneficiário do Bolsa Família; ter perfil no plano Brasil sem miséria; Mulheres vítimas de violência; Indivíduos que estejam egressos no Sistema Penal; Pessoas com deficiência beneficiário do BPC e outros.
O Acessuas Trabalho é um programa do Governo Federal que objetiva promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e mobilização social.
Para a Secretária de Assistência Social, Ângela Rocha, “Este um momento novo para Mâncio Lima, a qualificação profissional dessas pessoas fará com que elas tenham uma oportunidade no mercado de trabalho e um melhor rendimento familiar, são mais de 100 famílias que estão realizando esse sonho”, finalizou.
Para o Prefeito Cleidson Rocha, “oferecer capacitação profissional de qualidade à comunidade, deve ser uma das prioridades para o Gestor Público,oportunizar que o cidadão tenha uma identidade profissional é, também, uma forma de mudar a realidade daquela pessoa. Este tem sido um dos destaques do nosso Governo. É uma grande satisfação ver que a comunidade está se interessando em participar dos cursos”, declarou o prefeito.
Enfim, para que os cursos possam acontecer, diversas entidades estão envolvidas, Governo Federal através do Pronatec, Prefeitura de Mâncio Lima através da Secretaria de Assistência Social, e os ofertantes que são Instituto Dom Moacir, Senac, Senar e Ifac.
Assessoria – Zehilton Rodrigues