A Bancada Federal Acreana demonstrou união nesta terça-feira 28, na busca de soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas atingidas pela enchente do rio Acre. De acordo com o deputado Taumaturgo Lima, que coordena o colegiado, o encontro foi altamente proveitoso porque foram aprovados os encaminhamentos emergenciais para atender os desabrigados de Rio Branco, Brasiléia e dos demais municípios acreanos neste momento em que os rios da região dão sinais de vazante.
Ficou acertado que todos os parlamentares que encaminharam emendas genéricas (que não tem destinação própria) ao orçamento da União, destinadas às prefeituras e ao governo estadual, intercedam junto aos ministérios e autarquias de origem para que elas atendam serviços essenciais como a recuperação de ruas e o retorno dos desabrigados para suas casas. A proposta acatada pelos parlamentares foi sugerida pelo deputado Flaviano Melo (PMDB).
A bancada acreana intercede junto ao Ministério da Integração Nacional pela liberação imediata de R$ 12 milhões pleiteados pelo governo estadual e mais R% R$ 9 milhões pela Prefeitura de Rio Branco para que o governo e a administração municipal possam elaborar demandas de interesse das pessoas das áreas de risco.
Através das ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gleice Hofmann (Casa Civil) e Fernando Bezerra (Integração Nacional) a coordenação da bancada agenda audiência com a presidente Dilma Roussef, no sentido de sensibilizá-la para A liberação de recursos para que o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim possam oferecer um atendimento com dignidade aos desabrigados da capital e do interior do estado.
“Foi uma reunião produtiva e agora é fazer a articulação necessária para que essas demandas sejam atendidas pela presidente Dilma Roussef para minimizar os problemas que aumentam em período de vazante. A bancada do Acre está unida para defender as pessoas atingidas pela enchente” – assegurou Taumaturgo Lima.
(Assessoria)