Os investigadores tentam descobrir se houve negligência no afogamento.
O acidente aconteceu na ultima quarta-feira, 18. A pequena Camily Valentina, de aproximadamente 1 e meio afogou-se em uma caixa d’água que ficava próximo a varanda de casa do avô. De acordo com investigações, a caixa encontrava-se destampada no momento em que a criança caiu acidentalmente.
Acidentes domésticos como afogamentos, ainda são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Na última década, houve queda nos óbitos de crianças nesta faixa etária, mas os números ainda são preocupantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que as principais causas de mortes foram os riscos acidentais à respiração como, por exemplo, sufocação na cama, asfixia com alimentos e outros, seguidos pelos afogamentos e exposição à fumaça, ao fogo e às chamas.
Para bebês e crianças pequenas, até baldes, banheiras e vasos sanitários podem oferecer riscos. Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e adolescentes onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos.