Empresários e produtores rurais de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima participaram de uma reunião com representantes da empresa boliviana Superfruits Global e a indústria do Acre, Árvores, que apresentaram, nesta quinta-feira (04), um projeto que vai financiar o plantio de açaí na região do Juruá. O projeto teve início há quatro anos na região do vale do Acre e tem como objetivo incentivar os proprietários de terras de todo estado a plantar o açaí para a industrialização.
A Superfutrits Global atua há 20 anos na Bolívia com a produção e exportação do açaí em pó. Agora a empresa trabalha na expansão de seus negócios com a construção de duas novas indústrias. Uma no Pará, que já está em funcionamento, e outra no Acre, que será construída a partir de 2015.
Para a implantação da empresa boliviana no Acre, é preciso ampliar a capacidade de produção. Para isso, a empresa Árvores, criada há quatro anos e que trabalha na produção de popas, se propõe a apoiar os produtores no plantio de mudas.
O diretor executivo da empresa acreana, Alcindo Nascimento, explicou como está o andamento do projeto na capital do estado. “No começo foi muito difícil devido às questões de energia no campo que eram muito precárias. Mas hoje está caminhando bem. E já saímos de uma área de 200 hectares, no ano passado, para 900 de plantio este ano. Ainda é muito pouco, pois a procura é muito grande” – disse Alcindo.
Está expandindo sua na exportação da produção da empresa garante a compra de toda produção do estado para mandar o produto manufaturado, em pó, para os paises da europa e ocidentais.
A plantação do açaí pode ser consorciada com outras culturas, a exemplo do guaraná. Todavia, ó produto tem se tornado no agronegócio de maior viabilidade econômica. Isso acontece devido a grande procura nos mercados da Europa, Estados Unidos e da Ásia.
O custo para o cultivo do açaí é de 13 mil por hectares e a produção começa a partir do 4º ano do plantio. O retorno é de 15 mil por ano, por cada hectare. Os produtores terão o apoio do Banco da Amazônia que disponibiliza linhas de financiamento para o fortalecimento da cadeia produtiva.
Os participantes da reunião demonstraram otimismo com o projeto. Muitos demonstraram interesse em começar a plantar açaí.
Tribuna do Juruá